Cinear-te começa mais um ciclo de filmes

Parceria entre UFSM, CAFW e URI promove cineclubismo em Frederico Westphalen

Marília Dalenogare

Ontem, 29, deu-se o início ao novo ciclo do Cinear-te com o filme Crash - no limite

Para aqueles que sentiam falta da sétima arte em Frederico Westphalen o novo ciclo do projeto Cinear-te voltou para preencher essa lacuna cultural. Novos filmes serão exibidos e discutidos quinzenalmente no Auditório da Uri, iniciando uma nova fase do projeto que já está presente há mais de um ano entre a comunidade frederiquense.

O projeto surgiu no ano de 2010, como resultado da parceria entre Universidade Regional Integrada, a URI, a Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen, a UFSM/Cesnors e o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, o CAFW.  O projeto visa despertar o interesse das pessoas pelo cinema e pelo cineclubismo e também propiciar a todos um ambiente de discussão, onde os filmes deixam de ser mera diversão e entretenimento e se tornam um elemento social e cultural.

O diferencial do projeto neste ano é que os filmes não serão mais abordados por nacionalidade ou por algum tema mais específico, como foram os ciclos Italiano ou Argentino, por exemplo. Agora serão exibidos filmes de diferentes abordagens  e gêneros, que se encaixam em uma temática geral, independente da sua nacionalidade. Esse ciclo selecionou filmes que, de formas diferentes contenham uma crítica social, e que conversem de alguma forma entre si. O outro diferencial é que haverá exibições em todo o semestre, quinzenalmente, e não mais uma semana com exibições diárias como nos outros ciclos. Sobre essas mudanças, um dos coordenadores do projeto Cássio Tomaim fala que “o objetivo é dar uma nova cara ao nosso cineclube, na busca de transformá-lo em um encontro marcado com a comunidade para ver e discutir cinema”, o que acredita-se que resultará em uma formação gradual de público para o cinema em Frederico.

Para a estudante Maria Ercíria Flores a grande qualidade do projeto é propiciar para a cidade um tipo de lazer que não é oferecido, que oferte cultura e não só festas ou boates na madrugada.

Os próximos filmes exibidos serão:  Os sonhadores (12.09.11), Adeus Lênin (26.09.11), Assassinos por natureza (10.10.11), 1984 (24.10.11), Fahrenheit 451 (07.11.11) e Quanto vale ou é por quilo? (21.11.11).

As projeções ocorrem no Auditório da Uri, quinzenalmente, e a entrada é gratuita, mais informações na Secretaria do Mestrado de Letras da URI pelo telefone (55) 3744-9285, pelo e-mail cineartefw@gmail.com ou site http://cinear-te.blogspot.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s