Oitava semana acadêmica de Psicologia abordou temas polêmicos

Estudantes, professores e profissionais discutem políticas públicas e direitos humanos em evento de psicologia

Josafá Lucas Rohde

Nuances da Semana Acadêmica de Psicologia

A oitava Semana Acadêmica de Psicologia da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen reuniu, nos dias 31 de agosto e primeiro e 2 de setembro acadêmicos, professores e convidados para debateram temas ligados às “Polícias Públicas e Direitos Humanos”.

Com o objetivo de estimular o debate em sobre as ações em psicologia e integrar comunidade acadêmica e profissionais da área, a semana lotou o Salão de Atos da universidade. Conforme a coordenadora do curso, Edinara Mizolin, “cerca de 70% dos acadêmicos do curso compareceram nos três dias”.

Organizado pelo Diretório Acadêmico e professores, o evento iniciou na quarta-feira discutindo Políticas Públicas e Assistência Social, Direitos humanos e áreas de aplicação da psicologia. Na noite da quinta-feira, 1°, Célio Golin, coordenador do Nuances (ONG pela livre expressão sexual e direitos de gênero), falou sobre a livre expressão sexual, e na sexta-feira, 02, foi traçado um panorama dos programas desenvolvidos em Frederico Westphalen e região por psicólogos.

Célio Golin declarou que debater a livre expressão sexual é de extrema importância, principalmente no interior do estado, tendo em vista o preconceito para com homossexuais. Célio afirma que “não só os homossexuais sofrem preconceito, mas as mulheres enquanto gênero, e é preciso discutir e refletir sobre temas delicados e polêmicos como este”.

A acadêmica de psicologia, Simone Pinheiro, 21, afirmou que “a sociedade tem muitos tabus em relação a temas como a homossexualidade”. Ela ainda falou que na carreira do psicólogo, “a discussão voltada a esse tema nos ajuda a pensar sobre nossas práticas a partir disso, o trabalho com esses indivíduos, e assim também problematizar algumas coisas pertinentes na nossa sociedade”.

A coordenadora de psicologia, Edinara Mizolin, disse que os temas tratados no evento são frequentemente discutidos em sala de aula, e a semana acadêmica permite novas visões sobre o assunto, no debate com outras pessoas. Ela destaca que a semana acadêmica “é um espaço que culmina os debates, em temas que estão aparecendo mais, onde a gente não quer ter respostas, mas sim refletir sobre estes”.

O evento também comemorou os dez anos do curso de Psicologia na URI, e foi encerrado com festa no Opus 10 Hall Pub.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s