Colégio Agrícola de Frederico Westphalen poderá se tornar Instituto Federal

Reunião interna com docentes cria comissão para avaliar possível desvinculação

Aline Martins

O Colégio Agrícola de Frederico Westphalen é uma unidade básica de ensino da Universidade Federal de Santa Maria vinculada à coordenadoria de ensino médio e tecnológico da instituição, mas esta situação pode mudar. Em reunião acontecida na última quinta, 1º, foi criada uma Comissão de Estudos para discutir a possibilidade de emancipação do colégio Agrícola de Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria. A comissão conta com representantes do Centro Superior Norte do Rio Grande do Sul (Cesnors), do CAFW e da própria reitoria da UFSM. Uma vontade que antes era interna do CAFW, agora se torna mais ampla ao englobar a reitoria na discussão sobre a viabilidade da efetivação do Colégio como Instituto federal.

Ainda não se fala em uma atitude concreta da comissão, apenas depois da reunião, marcada para o próximo dia 16 é que se terá a conhecimento dos próximos passos a serem tomados. Para o professor Leonardo Botega, presidente da comissão, “a vontade de se tronar instituto federal é da maioria, porém alguns condicionantes devem ser negociados com a reitoria da universidade”.

Há uma parceria entre o CESNORS e o CAFW, no que se trata de infra-estrutura, algumas salas de aula são usadas pelos acadêmicos do centro e até mesmo o Restaurante Universitário está nas dependências do Colégio Agrícola. Para o diretor do Campus de Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria, Genésio Mario da Rosa, nada de concreto foi mencionado, porém ele afirma: “toda essa área aqui é da UFSM, se o Colégio, como ente, quer se separar, provavelmente vá se tornar uma outra instituição e provavelmente, quase que cem por cento de certeza, vai ter que ir pra outro lugar”.

Novas informações serão divulgadas após dia 16 de setembro, até lá esse assunto vai gerar polêmica e diversidade na opinião dos interessados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s