Lugar de protestar é na rua!

Alunos protestam contra nova grade curricular do curso de Engenharia Ambiental da UFSM-FW

Marília Dalenogare

Frases de impacto e humor marcaram a manifestação estudantil (foto: Kelin Ponciano)

Os estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, fizeram um protesto na última segunda-feira, dia 5 de setembro, em prol da não aprovação da nova grade curricular do curso. Os alunos foram até a entrada do campus usando narizes de palhaços e levantando cartazes.

O objetivo do protesto é contestar o grande número de pré-requisitos da grade curricular de todo o curso, 61 ao total, o qual chega a ultrapassar o número de matérias sem pré-requisitos, as quais são 54. Os estudantes argumentam que o grande número de pré-requisitos acaba atrasando as matérias e não permitindo que as mesmas sejam adiantadas, já que as disciplinas não são oferecidas semestralmente e sim anualmente.

O estudante de Engenharia Ambiental Tiago Liberalesso, do quinto semestre, disse que “essa mudança na grade curricular é prejudicial porque faz com que atrase o curso, pois, as vezes é necessário ter feito uma disciplina para fazer a seguinte, sendo que uma não tem relação com a outra”, ele também salienta “o objetivo do protesto é conversar e discutir a situação com os professores, os quais parecem estar aberto ao debate”.

Na mesma tarde o departamento do curso de engenharia ambiental se reuniu para fazer a votação da aprovação ou não da nova grade curricular. Antes e durante toda a reunião os acadêmicos protestaram, porém ao final da reunião eles receberam a notícia de que a mesma havia sido inconclusiva e adiada para daqui a 15 dias. Sobre o resultado da reunião a aluna do curso Marieli Fiorenzi do quinto semestre, disse “não teve conclusão porque nem todos os professores votaram, por um não querer interferir na área do outro, numa área que não é do seu conhecimento”.

Os professores do curso de engenharia ambiental foram procurados, mas não quiseram se manifestar sobre o assunto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s