Estrelando no cenário da educação superior brasileira

Curso de jornalismo da UFSM em Frederico Westphalen está entre os melhores do país

Dieison Marconi

Mais um selo de qualidade para o curso de Jornalismo (Fonte: Guia do Estudante – Editora Abril)

Para o curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, 2011 tem sido um ano de grandes premiações e de reconhecimento nacional. O Curso que foi implantado no ano de 2006, alcançou conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação, o que o coloca como um dos melhores cursos de comunicação do país, além do número de prêmios que os seus acadêmicos vêm conquistando com notória regularidade.

A epopéia de reconhecimento do curso de jornalismo da UFSM/ Campus de Frederico Westphalen, começou no ano de 2009 quando na avaliação do Exame de Desempenho dos estudantes (Enade), os acadêmicos alcançaram o conceito cinco, nota máxima da avaliação. Mas é neste ano de 2011 que o curso consolidou seu reconhecimento e conquistou prestigio como graduação de qualidade. No dia 11 de maio, após três dias de ter sido submetido à avaliação do Ministério da Educação, o curso conquistou também conceito máximo. Até o momento, apenas dois cursos da UFSM receberam conceito cinco do MEC: Ciências sociais, e agora, Jornalismo.

É notável também o número de prêmios que os acadêmicos do curso vêm recebendo ao longo deste ano. No último encontro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação da região sul (Intercom), que aconteceu no mês de maio, em Londrina, Paraná, o programa radiofônico Boca Aberta, a Agência Experimental de Notícias de Hora e o blog The Backstage foram premiados na Exposição de Pesquisa Experimental em comunicação (Expocom). Todos os produtos são desenvolvidos pelos acadêmicos do curso sob orientação dos docentes da Instituição. Já no Intercom Nacional que aconteceu de 3 a 6 de setembro em Recife, os egressos Gustavo Meneguzo, Josiane Canterle, Morgana Fischer e Rosceli Kochhann conquistaram o primeiro lugar na categoria intercom Junior (prêmio Vera Giangrande) apresentando o trabalho de analise Rádio e Tecnologia nas emissoras de Porto Alegre. Sobre o prêmio, a professora e orientadora, Débora Lopes Freire, destaca “estamos no interior, somos UFSM, mas não estamos em Santa Maria. Isso torna um pouco mais difícil fazer com que as pessoas que não são daqui nos identifiquem. Mas acredito que estamos, aos poucos e com as diversas conquistas do grupo, criando uma identidade forte e positiva”.

Mas os prêmios não se dão apenas no circuito acadêmico. A aluna Fabiane Paza foi a grande vencedora da Primeira Pauta 2011, concurso cultural realizado pelo Jornal Zero Hora. Fabiane foi escolhida entre 130 estudantes de jornalismo de todo o estado e como prêmio, pode acompanhar uma equipe de reportagem em trabalho.

Para a professora e coordenadora substituta, Andrea Weber, todos os prêmios conquistados são fruto do empenho de professores e alunos em  tornar o curso de cada vez  melhor. A coordenadora ainda destaca que as quatro estrelas que o mesmo recebeu na Revista Guia do Estudante que estará nas bancas a partir do dia 13 de setembro, vem para contribuir para o reconhecimento em âmbito nacional, na procura pelo curso e pelos profissionais que nele se formam, já que a revista é bastante lida e consultada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s