Acadêmicos da UFSM, Campus de FW bloqueiam acesso ao campus por quase duas horas

Superlotação de ônibus motiva estudantes a reivindicar melhorias no transporte oferecido

Josafá Lucas Rohde

Dentro ou fora do ônibus todos são solidários a causa (Fonte:Cristiane Luza)

“São Jorge me dá o dragão, por que de ônibus não dá não” dessa forma
estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico
Westphalen exigiam hoje a tarde, 13, melhorias no transporte. O
protesto, seguido de bloqueio pela via de acesso à universidade, foi desencadeado a partir da lotação de dois ônibus no horário das 15h35min. Segundo a estudante que estava no local, Samantha Schreiber, “o ônibus já estava completamente lotado, e cerca de 20 estudantes estavam no lado de fora, então o motorista foi até a porta dos fundos e pediu para que déssemos mais um passo para os demais entrarem, porém não havia mais espaço”.

A partir desse episódio os acadêmicos que, para a empresa, deveriam ficar no campus e esperar cerca de uma hora até o próximo ônibus, às 16h30min, bloquearam a rua de acesso ao campus. Os manifestantes contaram com o ìncentivo dos colegas que permaneciam dentro do veículo da empresa São Jorge.

O protesto se estendeu por cerca de uma hora e meia, e repercutiu em toda imprensa de Frederico e região. Nas redes sociais estudantes da universidade enviaram mensagens de apoios ao que permaneciam no campus. O perfil no twitter @EvePoncio   declarou, “Alô colegas do Cesnors! Tudo o que se tem hj no campus foi fruto de muito trabalho e mobilização dos estudantes. É pouco, mas é
algo, e mesmo esses q são contra as mobilizações se beneficiam do fruto os lutadores ! Que tal apoiar ao invés de criticar os colegas?”. A hashtag  #forasaojorge foi também muito citada, em mensagens como do perfil @marthasteffens “To quase derretendo dentro desse ônibus parado. Tah todo mundo revoltado, gritando e protestando! #forasaojorge”.

Segundo o integrante do Diretório Central do Estudantes, Vinicius Barth, “o
pessoal está todo num clima das manifestações que vem ocorrendo na UFSM, e temos lutar por melhorias no transporte, depois de tantas conquistas na ocupação feita na universidade”. Ele afirmou que “o próximo passo é encaminhar um ofício ao diretor do centro reivindicando novos horários e  melhorias no transporte”.

A empresa que presta o serviço declarou “quando o segundo ônibus lotou foi pedido aos estudantes para que aguardassem um terceiro ônibus, mas eles não quiseram esperar e criaram o tumulto”.

Confira no vídeo que circula na internet, imagens do bloqueio e protesto:

2 responses to “Acadêmicos da UFSM, Campus de FW bloqueiam acesso ao campus por quase duas horas

  1. Na minha humilde opinião a ADM de Frederico é no mínimo mal intencionada, o campus acaba por gerar uma receita anual saliente, dinheiro que a cidade não tinha antes da mesma se instalar, mas mesmo assim acaba por virar as costas
    à um serviço simples e digno que é o transporte dos acadêmicos. Sinceramente, tento imaginar a resposta fundamentada para tal ação, mas não consigo encontrar, acabo por me refugiar no pensamento de que FW vive de aparências ou de preconceitos, algo absurdo, mas que passa a ser a unica explicação!

  2. Pingback: Frederico Westphalen, cidade Universitária? | 2chamada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s