Audiência pública no CAFW fala sobre possível “Ifetização”

Audiência pública para expor as idéias do projeto de transformação do CAFW em IFET reúne cerca de 1000 pessoas

Aline Martins

Entre os presentes representantes dos municípios de Frederico e região, Estado e Instituições Federais (fonte: Fernanda Puhl)

Como estamos expondo constantemente aqui no Segunda Chamada, o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen está fazendo uma série de ações referentes a sua desvinculação da Universidade Federal de Santa Maria para tornar-se um possível Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Na última segunda Feira, 17, uma audiência pública foi promovida no auditório 172 do CAFW para apontar à sociedade as principais idéias propostas pelo projeto de “ifetização”. Na assembléia estiveram presentes quase 1000 pessoas entre deputados, prefeitos dos municípios da região, representantes de órgãos federais, estudantes e comunidade.

Para o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Prof. Felipe Martins Müller, a situação se trata de uma desvinculação da UFSM, e não uma criação. Para ele a universidade tem dado plenas funções de funcionamento a todas as suas escolas vinculadas, como, por exemplo, o CAFW. Colocou ainda, que em sua função de gestor, cabe mostrar os vários caminhos a serem seguidos, e explicou a metodologia que deverá ser adotada caso a desvinculação ocorra. No que se refere às instalações ocupadas pelo CAFW – que são de propriedade da UFSM, declarou que todo o investimento feito pelo REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) tem que ser ressarcido para a universidade, valor este que pode chegar a 50 milhões de reais.

Salienta o reitor: “A desvinculação deve ser estudada neste processo. O patrimônio é da UFSM, e algumas estruturas vão necessitar ser diferenciadas, pois as fontes de financiamento também são diferenciadas. Teria que existir essa negociação, que não é trivial e barata. Se mudar, a escola tem que buscar uma identidade nova, com novos investimentos e uma nova situação. Não é ser a favor ou contra, é apenas colocar os cenários”.

Após o pronunciamento das autoridades foi dado voz ao público para que pudessem se manifestar com o que estava sendo debatido, o que causou constrangimento, pois vaias foram dadas as opiniões desfavoráveis a “ifetização”.

Alunos da Universidade Federal de Santa Maria – Campus de Frederico Westphalen também estiveram presentes e puderam participar e opinar sobre o tema. Para o aluno Marcos Lazaretti, estudante do curso de Engenharia Florestal, a transformação se faz importante: “um Instituto Federal vai proporcionar uma expansão dos cursos, e vai dar maior qualidade de ensino, pois ele tem um plano pedagógico bem “colado” com a realidade da região, diferente do que acontece hoje, em que o plano de ensino vem de um modelo de vários anos, e além disso vai proporcionar maior qualidade na assistência estudantil”. Também, Guilherme Rubin, estudante do 3º ano do ensino médio do CAFW, afirmou que: “mudará especialmente na questão dos técnicos para as práticas realizadas nos setores e aumentará a qualidade do curso, mas em questão de região, acredito que continuará sendo o conhecido Colégio Agrícola, que já forma técnicos para todos os municípios”.

O Projeto de transformação do CAFW em Instituto Federal deu seus primeiros passos ainda em 2010 quando idéias referentes ao tema começaram a ser debatidas em municípios da região, a audiência dessa segunda-feira deu voz à comunidade de Frederico e região que se posicionou quanto a transformação, que meche com todos os interessados.

A representante do Governo do Estado, Idalina da Silva Mchado ainda afirmou que: “todos nós já começamos a entender aquilo que os estudiosos e teóricos falam, que o futuro da humanidade se dá a partir das construções coletivas, não existe um dono da verdade”.

A possível transformação do CAFW em Instituto Federal é um assunto que ainda vai dar o que falar e o Segunda Chamada vai estar a postos para manter você, caro leitor, informado e principalmente atualizado sobre esse assunto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s