UFSM promove XXVI Jornada Acadêmica Integrada

O evento anual da Universidade Federal de Santa Maria conta com trabalhos nas áreas de pesquisa e extensão

 Marília Dalenogare

Alunos expõem as mais recentes pesquisas no varal do conhecimento (fonte: Marília Dalenogare)

 Do dia 18 a 21 de outubro aconteceu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a Jornada Acadêmica Integrada (JAI). O evento não se limitou a UFSM sede, também se estendeu no dia 20 ao centro de Palmeira das Missões e dia 21 ao centro de Frederico Westphalen. A programação conta com apresentações em módulos orais, painéis, através de banners, palestras em diversas áreas e mini-cursos. A comunidade acadêmica pôde se inscrever na JAI como apresentadores de trabalhos e ouvintes.

Essa é a vigésima sexta edição do evento que tem como objetivo iniciar os alunos da universidade na pesquisa científica e propiciar a troca de informação entre os estudantes do mesmo centro e de campus diferentes. Os trabalhos são apresentados ao público inscrito como ouvinte e submetidos à apreciação dos avaliadores, os trabalhos ganham notas em diversos quesitos, são avaliadas: apresentação, banner, etc.

Os campi da UFSM de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões enviaram ônibus nos dias 18 e 19 para Santa Maria, onde quase 270 trabalhos foram apresentados. Os trabalhos enviados abordavam inúmeras áreas, desde softwares, cálculos, documentário, blogs, realidade aumentada, signos pragmáticos, agricultura familiar, entre outros.

Sobre o evento as estudantes do curso de engenharia florestal do sexto semestre, Juliana Tramontina, 21, e Letícia Chechi, 19, falam que é uma boa oportunidade para os alunos exporem seus trabalhos e também de olhar trabalhos dos outros, verem o que está sendo feito, sair da sua cidade e expor para quem tiver interesse. Sobre os lados negativos, elas ressaltam que deveria ter mais pessoas de fora da universidade participando da JAI para assim acontecer mais discussões e questionamentos e também que os avaliadores deveriam ser da área do trabalho que avaliam, para poder assim acrescentar e questionar mais.

A JAI é uma oportunidade para os estudantes exporem suas pesquisas e submete-las a avaliação de ouvintes e professores, propiciando assim uma das características da universidade que é o intercâmbio de conhecimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s