Canditados encerram o Exame Nacional do Ensino Médio sem novos problemas

Depois da angustia pré-Enem, agora os candidatos tem de esperar pela média que será divulgada apenas em janeiro de 2012

Dieison Marconi

O final de semana foi marcado pelo movimento de cerca de cinco milhões de estudantes em todo o país que acabaram de realizar o Exame Nacional do Ensino médio (Enem 2011). Em Frederico Westphalen, nos dois dias da aplicação do exame, as provas chegaram nos postos de realização por volta das nove horas da manha de sábado pelas mãos dos correios e escoltadas por policiais. Entre os 14 mil locais de aplicação em todo o país, no município o exame foi realizado na Universidade Regional Integrada (URI), na Escola Cardeal Roncali e no colégio Técnico José Canellas com cerca de dois mil estudantes. Mais de oitenta fiscais foram responsáveis por evitar qualquer problema que pudesse interferir no bom andamento do exame. Estudantes de todas as cidades da região do Médio Alto Uruguai se deslocaram até Frederico Westphalen para a realização das provas que seguiu com tranqüilidade.

Aglomeração, tranquilidade e nervosismo entre os candidatos ao Enem em frente a URI (fonte: Dieison Marconi)

No sábado, 22, as provas tiveram inicio a 13h30 com término as 17h30. Os participantes responderam 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e saíram com impressões diferentes do primeiro dia da prova. O estudante Mateus Turqueto não encontrou muita dificuldade no exame: “Achei a prova mais fácil do que no ano passado, mais interpretativa, não exigia um conhecimento enfático dos conteúdos.” Mateus é natural do município de Rodeio Bonito e estuda Administração na Universidade Regional Integrada através de uma  bolsa integral conquistada no exame em 2010; prestou o Enem em 2011 porque quer cursar Engenharia Civil. Em contrapartida, Caliandra Ferrari, do Município de Vicente Dutra que também está realizando o exame pela segunda vez, encarou o primeiro dia da prova com mais dificuldade: “Achei a prova difícil, as questões muitas longas, exigiam muita atenção, principalmente as questões de Ciências da natureza”.

Já no domingo, 23, os candidatos que realizaram a prova de linguagem, matemática e redação. O jornal Globo, às 14h, – uma hora antes do horário em que é permitido que os estudantes deixem o local de provas, divulgou o tema da redação. http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2011/10/23/tema-da-redacao-do-enem-2011-viver-em-rede-no-seculo-xxi-os-limites-entre-publico-o-privado-925637773.asp. O Ministério da Educação (MEC) informou que ainda não sabe como o jornal teve acesso a essa informação, mas ainda está investigando. Com o tema Viver em rede no século XXI: os limites do público e privado, os estudantes puderam dissertar baseados  no texto de apoio que falava sobre redes sociais como Twitter e Facebook, e como os usuários se relacionam nessas redes. A estudante frederiquense Regina Dalabrida não se surpreendeu com o tema da redação: “foi o que eu esperava, foi que nós vimos em algumas aulas e nós fazemos uso dessas redes, então foi mais fácil. Mas achei a prova de linguagens difícil.  Matemática estava fácil, mas isso porque eu tenho mais facilidade com números.” Mas nem todos tiveram a sorte de conseguir realizar o segundo dia do exame, como o estudante Tihago Martins que chegou até a URI poucos minutos depois de os portões terem se fechado a 1:00 da tarde.

A previsão da divulgação dos gabaritos é para a próxima terça feira e as respectivas notas dos candidatos têm previsão de serem divulgadas no inicio do mês de Janeiro de 2012 http://enem.inep.gov.br/resultados-enem.html, quando os bem colocados poderão usar a nota nos processos seletivos como no Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou em vestibulares de algumas universidades federais e particulares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s