Escolas de Palmeira das Missões participam do projeto Mais Educação

Cerca de 10 escolas do município implantaram turno integral nas escolas para que alunos carentes possam ter todas as refeições e também atividades de recreação no turno oposto ao da aula

Aline Martins

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades optativas que permitem melhorar o ambiente escolar como: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O Programa no Estado abrange atualmente 11 Coordenadorias Regionais, totalizando 244 escolas e atendendo a 149,663 alunos e alunas. É operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade- SECAD em parceria com a Secretaria de Educação Básica- SEB, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE.

No turno oposto ao das aulas alunos participam de oficinas de recreação (fonte: Aline Martins)

A 20ª Coordenadoria Regional de Educação, a qual pertence o município de Palmeira das Missões faz parte do Programa Mais Educação. Em Palmeira das Missões, são cerca de 10 escolas, entre as quais a Escola Estadual de Ensino Fundamental Erci Campos Vargas, Escola Estadual de Ensino Médio Palmeira das Missões, Escola Estadual de ensino Fundamental Dr. Paulo Westphalen, Escola Estadual de Ensino Médio Três Mártires, entre outras.

A aluna Cristiane Araújo, da Escola Estadual de Ensino Médio Três Mártires fala da melhora no estar na escola depois do projeto: “Antes não tinha o porque a gente ficar na escola no turno oposto, a não ser pra fazer trabalhos, agora com atividades que os professores das oficinas oferecem, nem dá vontade de ir pra casa”.

O Programa Mais Educação, envolve alunos carentes, que podem participar de diversas oficinas, sempre em turno oposto, como dança, teatro, música, história, artes e esportes. Os interessados e que comprovarem carência devem cadastrar-se na escola, com o coordenador do programa. Para os cadastrados nas oficinas, há refeições na escola: café da manhã, lanche, almoço e janta antes do final das aulas, perto das 17h.

A coordenadora de educação da 20ª CRE, Idalina da Silva Machado ressalta a importância do projeto implantado nas escolas do município: “Muito mais do que alimentação, o Mais Educação promove um envolvimento maior das escolas com os alunos, as oficinas oferecem uma atividade no horário oposto ao das aulas, o que faz com que o aluno permaneça mais tempo na escola e consequentemente no ambiente escolar”.

As verbas destinadas ao Programa vêm do Governo Federal, aproximadamente R$ 60.000,00 reais por escola, conforme a demanda de alunos, a serem gastos com materiais didáticos para as oficinas (bolas, livros, instrumentos musicais, dentre outros), bem como, para aquisição de produtos alimentícios e pagamentos dos monitores das oficinas (pessoas contratadas para ensinamento dos ofícios).

One response to “Escolas de Palmeira das Missões participam do projeto Mais Educação

  1. Pingback: Novo ensino médio agora em prática | 2chamada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s