Unopar planta mais de 25 mil mudas de árvores

Universidade realiza ação com acadêmicos na busca de compensar impressões em papel

Josafá Lucas Rohde

Acadêmicos do curso de Gestão Ambiental passaram o dia fazendo plantio no interior de Frederico Westphalen (fonte: Anderson Ismael Cygainske)

Na onda da preocupação ambiental, a Universidade Norte do Paraná, Unopar, planta árvores para repor o papel usado nas impressões realizadas nos polos da universidade. Nos 450 polos foram plantadas cerca de 25 mil mudas. O polo de Frederico Westphalen (FW), realizou o plantio de mais de 700 mudas, através de doações de alunos, e outras 65 doadas pela Cooperativa de Distribuição de Energia, CRELUZ, em 13 municípios.

No último dia 15, sob coordenação dos tutores Ismael Cygainske e Dejales Fioresi, cerca de 80 alunos plantaram mais de 200 mudas de árvores nativas, na comunidade de Castelinho, interior de FW, e no Parque Municipal de Caiçara.

O tutor de Gestão Ambiental Anderson Ismael Cygainske, ficou responsável pelo plantio na comunidade Castelinho, e coordenou alunos do 2º, 3º e 4º semestre. Segundo ele, “é muito importante esta ação, pois os alunos fazem um curso que tem tudo a ver com meio ambiente”, ele ainda afirma que “os alunos que não puderam comparecer no dia do plantio fizeram em casa, e apresentaram fotos à universidade”.

O aluno do 4º semestre de Administração, e prefeito de Caiçara, Zilio Roggia, participou do plantio em sua cidade, coordenado pelo tutor Fioresi, e disse que é de “extrema necessidade que todas as universidades desenvolvam projetos como este”, com a justificava “a crescente preocupação sobre a preservação do o meio ambiente”.

Dejales Fioresi explica que “o projeto terá continuidade, além do plantio que ocorre ano que vem, eu e minha turma do 1º semestre de gestão ambiental vamos seguir fazendo plantio de árvores”. A partir de agora, alunos de comunidades que receberam o plantio seguem acompanhando o crescimento das mudas, e ao final de cada semestre as turmas vão até a área plantada ver o progresso de espécies como Angico, Loro, Pitangueira e Cedro; agora árvores, mas no futuro, papel?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s