Começa mais uma edição da Feira do Livro de Porto Alegre

Evento literário já consagrado no estado abre o período de feiras por outros municípios do interior.

Aline Martins

De literatura infantil a internacional, de preparação para concursos a administração, a 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre traz muito mais do que uma vasta opção de livros, abre espaços para discussões com os autores e também palestras sobre assuntos abordados nos livros.

O diferencial da Feira é o contato que o público pode ter com os autores na sessão de autógrafos (fonte: Aline Martins)

Com a expectativa de receber mais de 1.7 milhão de visitantes, a Feira do Livro de Porto Alegre ocupa, mais uma vez, a já tradicional área na Praça da Alfândega, estendendo-se até o Cais do Porto, entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro. Sendo um dos maiores eventos do mercado livreiro, tem entrada gratuita e espera receber visitantes e convidados de outros estados e países.

Com cerca de 700 sessões de autógrafos, aproximadamente 200 palestras e debates, 400 encontros com autores, saraus, contações de histórias e outras atividades específicas para os públicos infantil e juvenil, principalmente alunos de escolas do ensino fundamental e da educação infantil, além da EJA. A intensa e diversificada programação também contará com seminários, oficinas, apresentações artísticas, exibições de filmes e a inauguração da biblioteca infantil Moacyr Scliar, em homenagem ao escrito gaúcho falecido este ano.

Para Samantha Oliveira, estudante do ensino fundamental, a Feira do Livro se caracteriza pela oferta diversificada das obras “Eu espero o ano todo para comprar livros aqui, porque você sempre vai achar o que procura, sem falar no preço das obras que aqui é muito mais acessível”.

A Feira vem este ano com uma novidade que é o Dia Temático. Cada dia será abordado temas específicos em pelo menos uma atividade da programação, que variam de gêneros literários, como o Dia mundial da Gentileza entre outros.

Para a vendedora da banca de livros infantis, Ana Aparecida, a Feira é um dos principais pontos de arrecadação para os vendedores: “A Feira do Livro já é um acontecimento marcado de Porto Alegre, as pessoas vêm para conhecer, passear e sempre acabam levando alguma coisa, sem falar naqueles que já vêm procurar aquelas obras específicas”.

A 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre vai até o próximo dia 15, esse que já é um dos principais eventos literários acontecidos na capital, abre espaço para outros municípios pensarem e investirem na educação literária. A cidade de Frederico Westphalen é um dos exemplos, de 9 a 11 de novembro o município também traz a leitura para mais perto dos cidadãos. A feira que será realizada na Praça da Matriz e contará com a presença de autores consagrados e ainda a intenção da presença dos integrantes do programa Patrola.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s