Cerca de 100 alunos participam de Projeto de Educação Ambiental em 5 escolas

Conscientização pensada pela acadêmica Patrícia Vargas vira realidade com apoio do Setor de Meio Ambiente

Josafá Lucas Rohde

Alunos das escolas Nossa Senhora de Fátima, Santo Inácio, Verginio Cerutti Ciep, Justo Damo e Sepé Tiaraju passaram por conscientização ambiental (Fonte: Philipe Portela)

Um trabalho de conclusão de curso da estudante de Engenharia Florestal, da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen (FW), Patrícia Raquel Vargas, resultou em uma campanha em 5 escolas sorteadas, de Frederico Westphalen, pelo meio ambiente. A acadêmica fez pesquisa em 11 escolas na área urbana da cidade, incluindo municipais e estaduais, e com financiamento do poder público, viabilizou o projeto.

A campanha de conscientização ocorreu na última semana, de 3 a 7 de outubro, com cerca de 100 alunos do 1º ano do ensino fundamental das escolas. Os trabalhos desenvolvidos foram de reciclagem, confeccionando uma flor utilizando uma garrafa pet, e como fazer uma compostagem, utilizando uma lixeira. Patrícia afirma que este público foi escolhido pois “as crianças estão aprendendo, e elas pegam fácil tudo que a gente ensina, e eu achei que trabalhar com crianças teria um bom efeito”.

A acadêmica se diz muito satisfeita com a participação dos alunos, “teve uma ótima aceitação, superou as minhas expectativas, inclusive quando eu falava sobre reciclagem e compostagem as crianças me auxiliavam, e me surpreendeu o conhecimento que eles tinham sobre o assunto, significa que está sendo muito bem trabalhada a questão nas escolas”.

O coordenador do setor de meio ambiente, Aldo Guisolf, que fez o encaminhamento do pedido de auxílio ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente para financiamento do projeto, afirma que vê a ação “com muito prazer e com a certeza do resultado alcançado”. Ele salienta que além do projeto desenvolvido, outras ações estão sendo feitas no município, como “campanha para redução do consumo de energia, capacitação ambiental nas escolas do ensino fundamental, capacitação ambiental nas empresas, convênios com os supermercados para recolhimento do lixo, dentre outras”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s