Temas da atualidade são discutidos na IV SAEF

Acadêmicos de Engenharia Florestal lotam o Auditório do Colégio Agrícola para a tradicional troca de conhecimento e experiência.

Marília Dalenogare

Além da comunidade acadêmica de engenharia florestal também estiveram presentes representantes da prefeitura de Frederico, do Diretório Acadêmico dos Estudantes e do Colégio Agrícola (fonte: Marília Dalenogare)

Com a execução do Hino Nacional dá-se início as atividades da IV Semana Acadêmica de Engenharia Florestal, a SAEF, que acontece entre os dias 8 e 11 de outubro no Auditório do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, o CAFW. Como foi dito na mesa oficial da abertura da semana pela estudante e integrante da comissão organizadora Mauren Buzatto, a semana vem para “tentar sanar alguns temas que não são tão desenvolvidos em sala de aula”.

A abertura da Semana contou com alunos, professores, palestrantes, convidados e profissionais da área. As atividades previstas giram em torno de 3 grandes temas: O Código Florestal, Empreendimentos Florestais e Extensão e Desenvolvimento Rural. A programação conta com palestras, oficinas e mesas-redondas com os palestrantes.

Segundo Monique Longhi, 19, estudante e integrante da comissão organizadora, “a programação gira em torno dos 3 eixos importantes para ser tratados pela semana acadêmica, o Código Florestal que é um tema que está em voga hoje em dia, pra discutir o papel do engenheiro no código, Empreendimentos Florestais para conhecer como é o funcionamento das empresas, como o engenheiro pode se inserir nela e Extensão e Desenvolvimento Rural pra aqueles que acreditam que possam trazer desenvolvimento para sua comunidade, para sua família, para o pequeno agricultor mesmo”.

As discussões programadas para o evento estão relacionadas com o dia-a-dia do engenheiro florestal e também nos trazem temas atuais, recorrentes e que dizem respeito a todos, como sustentabilidade, código florestal, preservação, desmatamento, recursos naturais, entre outros.

As palestras abordam diversos temas e ângulos, como Políticas Florestais, Legislação Florestal, Código Florestal, o profissional no setor público, privado e o autônomo, Gestão de Recursos Hídricos, entre outros. Para o estudante Vinícius Barth, 19 anos, a programação e as palestras são válidas porque “através delas tu consegue ter uma formação complementar além do que você vê em sala de aula, com profissionais de várias áreas dentro da profissão”.

Complementando a idéia principal do evento o professor do curso de Engenharia Florestal e Chefe do Departamento de Engenharia Florestal, Fabiano de Oliveira Fortes ressalta que o tema da semana foi escolhido para ligar os engenheiros florestais que estão no mercado de trabalho com os alunos e os engenheiros que vem aqui dos 3 setores: público, privado e autônomo, mostrando aos alunos aonde eles poderão trabalhar e as perspectivas de mercado.

Para encerrar as atividades serão oferecidos na sexta, dia 11, 5 opções de mini-cursos, as oficinas, e para o encerramento das atividades e confraternização será oferecida uma festa no Maria Lúcia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s