Içami Tiba é a primeira atração da Feira do Livro de Frederico Westphalen

Especialista em psicoterapia para adolescentes, autor tratou com humor de assuntos cotidianos

Aline Martins

Com 27 livros publicados Içami Tiba foca suas obras na psicoterapia para aolescentes (fonte:Aline Martins)

A XXIX edição da Feira do Livro, que teve sua cerimônia de abertura hoje, 9, vem com atrações renomadas na arte das letras. Para o primeiro dia um convidado ilustre, que tem em sua carreira, muitas titulações e trabalhos. Membro da Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas (APCD), membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy e conselheiro do Instituto Via de Acesso, ONG de Capacitação e Educação de jovens para o mercado de trabalho. E esse que acabo de lhes apresentar chama-se Içami Tiba, um senhor japonês, de estatura média e tipo físico bem magrinho, mas que reuniu na Praça da Matriz, de Frederico Westphalen, cerca de duas mil pessoas. Com 27 livros publicados o autor explanou sobre assuntos cotidianos de família com muito humor. Sua especialidade é a psicoterapia para adolescentes e suas famílias, e na noite de hoje falou sobre o tema, abordando as dificuldades encontradas na educação de crianças e adolescentes.

O autor explanou sobre convivência entre pais e adolesentes (fonte: Aline Martins)

A Feira do livro de Frederico Westphalen, este ano, vem com o tema “Da realidade a imaginação” e trás personagens que, muitas vezes, passam despercebidos por quem está ali apenas a procura de um livro. Como é o caso da dona Ernestina Barros Girardelo que faz parte desse evento cultural desde a primeira edição, dona da Distribuidora Ícaro Espaço Cultural, a tradição em vender livros passa de geração em geração afirma ela: “nós a mais de cinqüenta anos estamos vendendo livros, eu e meu esposo montamos a livraria e hoje quem cuida e mantém mesmo ela é meu filho, participamos da feira desde a primeira edição e nos sentimos orgulhosos disso”.

Seu Wilson Ferigollo, que já é figura histórica da cidade também se fez presente na cerimônia de abertura e fala da importância desse evento cultural para o município: “a feira do livro para mim, eu observo assim, numa sala e aí você abre uma janela e com ela aparece uma luz, então a feira abre esse caminho, as pessoas se vêm nas histórias dos livros e a feira proporciona tudo isso”.

Representanntes do município e região abriram as atividades da Feira (fonte: Aline Martins)

Para a estudante Suzana Brondani a feira que já é tradição na cidade vem com um diferencial nessa edição: “todos os anos é esperado a feira, e com certeza esse ano foi uma conquista a mais, porque estão trazendo Juremir Machado, Içami Tiba que são, com certeza, grandes nomes, com obras maravilhosas”.

Hoje Içami abriu a Feira, mas esperem que mais atrações virão e o Segunda Chamada estará a postos para manter você atualizado.

Quinta-feira (10-11) Manhã e tarde: apresentações de peças teatrais infantis e animação cultural. Noite: sarau poético musical com Benedito Saldanha, presidente do Parthenon Literário de Porto Alegre e cinema na praça com apresentação de curtas-metragens.

Sexta-feira (11-11) Manhã: Contos e Cantos, de Danilo A. Gregory ,e Bate Papo com a escritora Paula Mastroberti, outras atividades serão realizadas durante o dia. Noite: palestra do escritor Juremir Machado e show do Grupo Mandy.

Sábado (12-11) Encerramento: participação da dupla Rodaika e Ico Thomaz, apresentadores do programa Patrola.

O nosso repórter Josafá Lucas Rohde fez cobertura em vídeo sobre a abertura, veja:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s