O vestibular se aproxima, e agora?

Candidatos fazem suas últimas revisões para o vestibular 2012 da UFSM, que será realizado em alguns dias

Aline Martins

A época dos vestibulares se aproxima e a tensão dentre os vestibulandos aumenta, afinal milhares almejam uma vaga concorrida por muitos.

A universidade Federal de Santa Maria realiza suas provas nos próximos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em 22 cidades. São oferecidas 2.941 vagas no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, 244 vagas em Frederico Westphalen e 285 vagas em Palmeira das Missões.

Os candidatos responderão três provas objetivas com as matérias básicas, uma língua escolhida na inscrição (inglês ou espanhol) e no último dia uma prova de redação. Entre os cursos mais concorridos estão medicina, com 66,1 candidatos por vaga, no sistema universal. Em segundo está Arquitetura e Urbanismo 31,09 por vaga, seguido de Direito diurno (25,8).

Concentração e calma são diferenciais na hora da prova (fonte: cursoaprovacao.com.br)

Para quem se prepara para prestar vestibular o ano todo, esse é um período de expectativa e nervosismo, fatores que, muitas vezes, atrapalham no desempenho do concorrente. Kathielen Fortes candidata a uma vaga no curso de medicina, defende a tranqüilidade como uma das mais poderosas aliadas: “Me preparei o ano todo pra isso, almejo a UFSM que é federal, mas já prestei vestibular em outras instituições, não tem como não ficar nervosa, mas não a ponto de deixar isso atrapalhar meu desempenho”.

Uma boa redação já garante boa parte da nota, por isso dos cursinhos pré-vestibulares se empenharem em cobrar todos os requisitos avaliados. Para a professora de língua portuguesa Rita Ferraz, muito mais do que preocupar-se com o desempenho ortográfico o candidato não deve fugir do tema e fazer um texto coerente: “Muitas vezes o aluno cuida tanto em não escrever de maneira errada que acaba fazendo um texto pobre, sem conteúdo, não que a ortografia correta não seja importante, claro, essencial, mas um bom resultado vem do conjunto de todos os argumentos”.

Nos dias das provas, os vestibulandos precisam levar um documento de identificação válido e uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Eles devem chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência aos locais de prova.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s