Ungidas em Cristo

Conheça a história de quatro universitárias que elegeram Jesus Cristo como seu Super Star

Camila Souza

Não só o forró e o sertanejo viraram universitários, Jesus Cristo também chegou à academia. Ângela, Isadora, Bárbara e Letícia, quatro alunas de jornalismo no interior do estado, têm mais do que a formação profissional em comum, as quatro comungam a crença em Cristo. Espontâneas e descoladas, as gurias conciliam os impulsos da juventude com valores cristãos provando que é possível ser jovem e ter fé ainda nos dias de hoje.

Ângela manifesta sua fé até mesmo nos pequenos detalhes como o anel com crucifixo (fonte: Gustavo Simões)

Ângela Camila, 18 anos, torcedora do Sport Clube Internacional e católica apostólica romana. Suas lembranças são permeadas pela fé, para Ângela, o catolicismo vem de berço, pois como nasceu prematura a família procurou amparo na religião, tornando a Igreja um lar. A jovem conta: “minha vida não existiu antes de entrar na igreja, eu nasci como um presente de Deus”. Ser católica não interfere em seus relacionamentos sociais, em seu círculo de amizades ateus, homossexuais ou adventistas são tratados com o mesmo respeito. Hoje ela participa do Curso de Liderança Juvenil na paróquia de Frederico e encara sua fé como uma questão de princípios. Um sonho: trabalhar na emissora católica TV Canção Nova.

“Eu seria nada sem Deus” Ângela Camila

Com uma leve maquiagem nos olhos e um corte de cabelo super atual Isadora preserva sua identidade (fonte: Gustavo Simões)

Isadora Stentzler, 18 anos, vegetariana e frequenta a Igreja Adventista do Sétimo Dia desde os 3 anos de idade. Apesar de seu primeiro contato com a religião ter sido também por influência dos pais, Isadora vivenciou o questionamento de sua fé, e depois disso voltou fortalecida e convicta de agora ter feito uma escolha própria. Hoje, Isadora prefere seguir o que Deus lhe pediu porque sabe o que Ele quer para sua vida.

“Não uso jóias, não pinto as unhas de cor forte, não uso maquiagem exagerada porque meu corpo é templo do espírito santo” Isadora Stentzler

Privações não assustam a jovem: não freqüentar festas e casas noturnas, guardar o sábado, não ingerir determinados alimentos são escolhas que Isadora fez. Ao eleger sua crença, ela assume tais restrições como estilo de vida, e as justifica nas palavras de Deus “quando a gente segue o que está na Bíblia, a nossa vida é diferente”. E Isadora faz de sua vida um testemunho de sua fé, ela diz “se durante o dia eu não consegui dar testemunho com meus atos e minhas palavras, meu dia foi vão”.

Sincretismo na fé,diferentes santos compartilham o altar. (fonte: Camila Souza)

Bárbara Corrêa, 18 anos, e Letícia Waldow, 19 anos, defensoras dos animais e cristãs, são exemplo de autonomia religiosa. As duas são amigas, se conheceram na Igreja Batista e hoje compartilham uma nova concepção de espiritualidade. Letícia não gosta de seguir normas e regras impostas por doutrinas por acreditar que religiosidade não se resume a dogmas, para ela “a essência é o que está na bíblia e deu”. Letícia acredita que cada pessoa tem uma ideologia de vida que engloba também as questões espirituais, por isso não condiciona suas privações apenas ao plano religioso, mas sim a uma postura adotada para vida.

“Deus é meu faixa, eu converso com ele sempre” Letícia Waldow

Tatuagem e dreadlocks: Barbára prova que pode ser depojada e manter a fé em Deus (fonte: Camila Souza)

Já Bárbara, “criada em berço batista”, como ela mesma diz, hoje se apresenta como cristã e crê que onde houver um ou mais reunidos em nome de Deus eis aí uma igreja. Para ela a religião assusta as pessoas e as afasta de Deus fazendo-as pensar que “primeiro tem que estar numa religião, para depois estar perto de Deus, para então, quem sabe, ser amigo dele”. Com um visual despojado, Bárbara que mostrar para os jovens que Jesus a ama do jeito que ela é, independente de rótulos e padrões. Mas manter-se dissociada das instituições não a faz uma rebelde, ela procura na Bíblia os preceitos para conduzir sua vida e sabe “Deus me ama do jeito que eu sou, mas ele odeia a minha mentira”

“Deus é meu melhor amigo, não existe ninguém no mundo que seja tão lindo, amoroso e fofinho como Ele é” Bárbara Corrêa

E o que Ângela, Isadora, Letícia e Bárbara têm em comum, além do curso que optaram? Todas adoram o mesmo “Deus 2.0”, uma versão mais simpática e amistosa daquele Deus sisudo do século passado. Mas nenhuma delas diz ter inventado tal Deus, todas apontam a Bíblia como fonte de inspiração e livro de cabeceira para a vida. Na dúvida, elas recorrem à palavra de Deus: “a bíblia não dá conselhos apenas sobre saúde e moral, ela dá conselhos sobre negócios, vida amorosa, sobre tudo”, comenta Isadora.

Católicas, adventistas, ou simplesmente espiritualistas, as jovens voltaram-se para Deus porque nele encontram um amigo. E como elas mesmas afirmam, nas palavras de Bárbara “a fé é uma escolha”, as restrições ou privações decorrentes desta escolha não são sofridas como impedimentos, mas assumidas e assimiladas naturalmente. É uma característica da juventude atual encontrar sua forma particular de crer e organizar seus dogmas, adaptando a religião a sua necessidade. Nasce uma nova forma de religar-se com o divino.

3 responses to “Ungidas em Cristo

  1. Gabriel Lautenschleger

    Parabéns pelo texto! E realmente, ter Deus na vida é como ter um amigo que sempre está pronto para ajudar! =)

  2. Amei a reportagem! Parabéns filha! Finalmente alguém escreve algo que mostra que Deus está presente entre os jovens no mundo de hoje e mesmo na “Academia”.

  3. Parabéns pela matéria!!! Apresentou o assunto de uma forma leve e divertida mostrando que para acreditar em um Deus, não é necessário comungar ou restringir-se, mas que tais atos também são absolutamente capazes de conciliar com a vida cotidiana de um jovem!!
    Afinal, o que importa é ser feliz, crendo, ou não, no que quiser e, acima de tudo respeitando a escolha alheia!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s