ProUni, Sisu, Enem e a despedida de Fernando Haddad

2012 começa com inscrições, vagas, chamadas e matrículas por meio do Sisu e ProUni, novas Polêmicas no ENEM e troca de ministros no MEC

Dieison Marconi

2012 começou tumultuado na educação Brasileira, principalmente em seus programas e processos seletivos que visam inserir seus jovens estudantes no seio das universidades públicas e privadas. O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão solicitando as inscrições do estudantes interessados em ingressar no ensino superior. Já o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ao mesmo tempo em que está conseguindo fazer jus ao motivo de ser criado, iniciou o ano causando alguns desapontamentos em estudantes que tentam usar a média obtida na prova para ingressar na universidade. Além disso, a troca de ministros no Ministério da Educação gera expectativa de quais vão ser os próximos passos daqui pra frente.
Sistema de Seleção Unificada ( Sisu)

95 instituições públicas de ensino superior participantes do processo seletivo em 2012 (fonte: http://sisu.mec.gov.br/)

Através do Sisu, sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), as instituições públicas de ensino superior destinam vagas a estudantes participantes do ENEM. O período de inscrição no Sisu foi encerrado no dia 12 de Janeiro de 2012, a primeira chamada ocorreu no dia 13 e a matrícula se encerrou no dia 20. A lista de candidatos selecionados na segunda chamada foi divulgada no dia 26, os concorrentes terão os dias 30 e 31 de Janeiro para matricularem-se. Mais informações: http://sisu.mec.gov.br/

Programa Universidade para Todos ( ProUni)

O Prouni possui também ações de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, os convênios de estágio e o Fies - Fundo de Financiamento Estudantil (fonte: http://prouniportal.mec.gov.br/)

As inscrições para o ProUni que estavam disponíveis a partir do dia 14 de Janeiro de 2012 foram encerradas no último dia 19 e a primeira chamada baseada no desempenho dos estudantes no ENEM ocorreu no dia 22 de Janeiro. A partir de agora, os estudantes pré-selecionados devem comparecer as respectivas instituições nas quais pretendem cursar o ensino superior até o dia 1 de Fevereiro, munidos de todos os documentos disponibilizados no momento de inscrição e mais os que a instituição de ensino solicitar.  A segunda chamada do ProUni vai acontecer no dia 7 de Fevereiro e o prazo para a comprovação das informações vai do dia 7 a 15 de Fevereiro. Quem não for solicitado em nenhuma das chamadas, ainda pode tentar pela lista de espera.

Você encontra mais informações no site do ProUni http://siteprouni.mec.gov.br/como_funciona.html. E também o cronograma completo: http://siteprouni.mec.gov.br/cronograma.html

Em 8 anos de existência, o ProUni já beneficiou aproximadamente 6,7 milhões de estudantes, com bolsas integrais ou parciais em universidades particulares, que em troca recebem alguns tributos do governo. Lucas Buchmayer, 18 anos, é um desses alunos. Prestando o Enem em 2011 e usando a nota obtida no ProUni, poderá pleitear uma vaga em universidades particulares de todo o país. O objetivo: cursar Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A estudante Luana Mariani, 18 anos, também foi beneficiada pelo programa, conquistando por meio do ProUni uma vaga no curso de Direito na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI campi de Frederico Westphalen.

ENEM te conto!

O Exame Nacional do Ensino Médio fechou o ano de 2011 com mais alguns problemas para aumentar seu histórico de erros que vem colecionando desde 2009. Questões pré-testes que vazaram entre alunos do Colégio Crhistus em Fortaleza, o Jornal o Globo que divulgou o tema da redação antes do horário mínimo estabelecido para que os alunos saíssem dos locais de provas, e também em Fortaleza, um repórter do UOL conseguiu burlar a segurança do exame e entrar no local de aplicação da prova. Já no início de 2012, estudantes entraram na Justiça com pedido de revisão da prova de redação feita no Enem, muitos alegando que sua redação não havia impropérios a ponto de serem anuladas ou terem recebido notas tão baixas. O MEC cedeu ao pedido de revisão dos estudantes e reconsiderou a nota dos mesmos. Tal fato pode revelar um método falho na avaliação das redações, assim como vem acontecendo com a segurança e sigilo das provas. Ainda neste mês, o MEC divulgou que haveria duas edições do ENEM em 2012, o que já foi desconsiderado. A primeira edição ocorreria em Abril, no entanto em nota oficial o MEC já alegou o cancelamento devido ao sobregargo da estrutura logística do exame. Assim, as duas edições podem acontecer somente em 2013. A edição do Enem 2012 está prevista para os dias 3 e 4 de Novembro.

Troca de ministros no MEC

Mais uma mudança ministrerial no governo de Dilma: sai Haddad, entra Mercadante (fonte: http://www.diariodesorocaba.com.br)

2012 também é o ano em que Fernando Haddad deixa o MEC para ser substituído por Aloízio Mercadante. Haddad deixou o cargo no último dia 24 de Janeiro em cerimônia de posse de Mercadante. O ex ministro que agora pretende candidatura como prefeito de São Paulo afirmou que está deixando o MEC em boas mãos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s