Para se manter na faculdade qualquer ajuda é bem vinda

Trabalhar na universidade pode ser uma opção financeira para os estudantes

 Aline Martins

Trabalhar na universidade pode ser uma opção para acadêmicos que precisam de uma ajudinha financeira (fonte: http://www.fotosimagens.net)

O ano letivo começa, e para alguns estudantes a fase de gastos e despesa é um determinante no que se trata da permanência destes na universidade. Para aqueles que almejam a caminhada acadêmica o jeito é se virar de outras formas, como trabalhar no turno oposto ao das aulas ou até mesmo prestar serviços aos setores das universidades.

Para a segunda opção a Universidade Federal de Santa Maria Campus de Frederico Westphalen abriu o período de inscrições das bolsas que auxiliam os alunos. Monitorias subsidiadas são uma das formas do aluno entrar em contato com o trabalho prático, recebendo para isso, mesmo estando na universidade. Na última quinta-feira, 15, o chefe do setor de bolsas da pró-reitoria da UFSM, Luis Carlos Mortari, esteve no Campus de Frederico Westphalen onde tirou algumas dúvidas sobre a distribuição dessas bolsas “desde a criação do CESNORS a gente vem aumentando gradativamente o número de bolsas e a direção do Centro pega recursos pra pagar bolsistas, nós temos 10 bolsas monitorias e 10 bolsas PRAE (Bolsa formação)”.

Além de estar recebendo pelo trabalho prestado, o aluno monitor, tem o contato direto com as responsabilidades que esse acarreta o que lhe proporciona experiência no ambiente de trabalho. Para o aluna Maria Erciria Flores, 23, do curso de Engenharia Florestal no que se refere a bolsas de pesquisa, l “tinha que haver mais disponibilidade de bolsas, pois no curso só dão bolsa nas disciplinas mais difíceis, onde todo mundo pega exame, daí é difícil de conseguir, e a grande parte das disciplinas onde a gente trabalha um monte, não tem bolsa, tinha que haver um acordo entre todos os cursos pra ter mais bolsas pra todos”.

Esse ano algumas confusões aconteceram na hora da inscrição nas monitorias, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) não está mais recebendo inscrições referentes a vagas em disciplinas dos cursos, como as dos laboratórios, por exemplo. Essas devem ser feitas na secretaria dos departamentos, onde munido de histórico escolar, documento de identificação e ficha de inscrição o aluno pode efetivar a sua inscrição. No NAP são feitas apenas as inscrições para as vagas disponibilizadas nos setores administrativos do Campus, como a biblioteca.  As inscrições se encerram ontem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s