Ano novo, “bixo” novo!

“Semana da Calourada” promove conhecimento e interação aos novatos

Marília Dalenogare

No "trote" os novatos interagem com
os colegas de curso, mesmo que pra isso saiam com “bixo” pintado no rosto
(Foto: Kelin Juven Ponciano/Agência DaHora)

Cada novo semestre que inicia gera uma verdadeira renovada nas escolas e faculdades, é gente nova, gente transferida, e ainda os tais dos veteranos, que não perdem a chance de  “vingar” o seu ano de calouro. As universidades proporcionam aos calouros uma grande programação de recepção, para ajudar aos desajustados se ajustar, e compreender o sistema de uma universidade.

Na Universidade Federal de Santa Maria, a UFSM, campus Frederico Westphalen, os estudantes puderam contar com uma grande programação de recepção, tanto por parte dos Diretórios Acadêmicos (DA’s), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), como também por parte de seus veteranos, através do trote.

Uma das maiores programações se deu por parte do DCE, onde os alunos contaram com quatro dias de atividades na primeira semana de aulas. Na segunda-feira, 5,  foram discutidos assuntos a respeito da Universidade e dos benefícios oferecidos aos alunos, na terça, 6, o bate-papo foi a respeito do movimento estudantil e do papel da universidade na formação profissional, já a quarta-feira, 7, contemplou questões de gênero e igualdade na universidade e mais um bate-papo sobre a cidade de Frederico e ações de instituições como a CUFA, por exemplo, e para encerrar, na quinta-feira, 8, os alunos puderam participar de jogos, integração, almoço e a festa da calourada, para selar as boas-vindas.  A aluna Kauana Hengel, 18 anos, caloura de engenharia florestal participou das palestras da quarta-feira, e fala que foi muito boa a palestra, pois o palestrante que eles chamaram foi bem aberto com o público, interagindo e contando um pouco das suas experiências pessoais.

Foi na praça da matriz de FW que os calouros se reuniram para iniciar a confraternização
Foto: Kelin Juven Ponciano/Agência DaHora

Também como forma de integração, na última quinta-feira, dia 15, para encerrar a “temporada” de recepção, os veteranos de jornalismo realizaram nas praças de Frederico o trote nos seus calouros, que contou com as brincadeiras usuais, as tintas, músicas, e também proporcionou aos “bixos” um trote solidário, onde eles tinham uma hora pra arrecadar alimentos por toda a cidade, havendo premiação para o grupo que arrecadasse mais.

Os calouros tiveram uma hora para percorrer os arredores da praça e arrecadar alimentos
Foto: Kelin Juven Ponciano/Agência DaHora

Uma das organizadoras do trote, a aluna de jornalismo Jéssica Bolzan, 19, fala que o objetivo do trote é promover a integração dos calouros com os veteranos por meio de brincadeiras e confraternização, e que também tem o lado solidário, onde os alimentos arrecadados serão doados para o asilo da cidade, assim além da diversão, os “bixos” podem ajudar o próximo. Após a arrecadação de alimentos na praça central, os estudantes subiram até a Praça da Uri, cantando em coro, onde lá se juntaram com estudantes de diversos cursos e semestres e aconteceu a verdadeira confraternização.

Além dessas programações individuais, organizadas geralmente pelos estudantes, a Universidade em si também ajuda nessa fase de adaptação, tanto oferecendo aos alunos apoio psicológico, palestras, como apoio dos próprios professores nessa nova fase dos estudantes, que no próximo ano, deixarão o posto de “bixo” para trás, e será a vez deles de serem os veteranos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s