Cultura Afro-Brasileira é tema de pós-graduação na Unopar

Universidade Norte do Paraná abre inscrições pra mais de 20 cursos de especialização

Aline Martins

Curso visa atingir, principalmente, estudantes da área da educação (Foto: http://imaginacaoeimagens.blogspot.com.br)

Africanidades e Cultura Afro Brasileira, esse é o tema do novo curso de pós-graduação oferecido pela Unopar, especialização que visa atingir portadores de diploma de curso superior nas áreas de Pedagogia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e áreas afins às indicadas, profissionais com formação superior em outras áreas de ensino e alunos que estejam interessados no campo da docência e da pesquisa. Com ênfase na história e contextualização do continente africano.

A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas européia e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral miscigenadas a outras referências culturais. Traços fortes da tradição africana podem ser encontrados facilmente em variados aspectos da cultura brasileira. Como a religião, a música popular, a culinária, entre outros. Diante disso, conhecer o continente africano em todas suas peculiaridades se faz necessário para compreendermos e conhecermos os rituais que compõe a nossa própria cultura.

Africanidades é só uma das especializações ofertadas pela universidade, que também dispõem de cursos na área de direito, educação, gestão entre outros. Como nas graduações,os cursos de pós-graduação serão via ensino a distância, com duração de 13 a 15 meses, porém com encontros quinzenais e não semanais, como acontece no ensino superior, tendo também encontros presenciais aos sábados.

O número de inscritos é o que irá determinar a efetivação dos cursos, como afirma o Coordenador Técnico de Graduações e Pós Graduações, José Fabris, “Os cursos não são baseados em dados se há ou não procura por essas graduações, a sede em Londrina que determina, a procura está acontecendo, mas as turmas só vão fechar se o número de acadêmicos for considerável”.

Você pode obter mais informações sobre essa e outras especializações no site da Unopar. As inscrições vão até o mês de abril.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s