Movimento Estudantil: nova gestão do DCE na UFSM

A Luta pelos direitos estudantis não pode parar, a partir da próxima semana nova gestão do DCE na UFSM. Qual é a sua chapa?

Marília Dalenogare

A hora de escolher quem vai representar os estudantes é agora (Foto: Divulgação)

No próximo dia 9 de maio acontecerá na Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, as eleições que elegerão a próxima gestão do Diretório Central dos Estudantes, o DCE. A chapa vencedora tem a função de representar os estudantes da UFSM sede e também dos 3 campi: de Silveira Martins, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, perante a universidade e toda a sociedade.

O DCE se constitui como uma das principais entidades estudantis do país, representando os estudantes em suas lutas, dentro e fora da universidade. Lutando por assistência estudantil, apoio à educação, melhores condições na universidade, maior participação dos alunos na academia, entre outros ideais, engajando-se em movimentos estudantis em todo o país.

As eleições contam com 2 chapas: a chapa 1,  Vozes em Movimento e a chapa 2, Caminhando contra o vento. A chapa 1 segue a mesma ideologia da atual gestão, a chapa Avante, com a primeira gestão multicampi. As propostas de ambas as chapas voltam-se para a assistência estudantil, integração entre os campi, transporte, entre outras. Para saber mais sobre as propostas de cada chapa, acesse:

Chapa 1: http://vozesdceufsm.blogspot.com.br/p/propostas.html

Chapa 2: http://caminhandodce.blogspot.com.br/2012/04/acessibilidade-construcao-imediata-de.html

Os representantes de ambas as chapas falaram com o 2chamada e as respostas a algumas das principais questões você lê abaixo. O aluno do campus de Frederico Westphalen, Marcos Vinícius Lazzaretti representa a chapa 1 e a estudante de Santa Maria, Adriana Henning representa a chapa 2.

2Chamada: Como a chapa vê essas novas normas para a realização da formatura??

Vozes em Movimento: A chapa vê as novas normas para a realização de formaturas, do mesmo modo que a atual gestão, que já vem brigando para que isso não seja implementado, acreditamos que foi uma medida autoritária, onde os estudantes (principais interessados) não puderam participar nas decisões, nesse mês o DCE se reuniu com a Associação das Turmas onde foram tiradas algumas propostas que serão levadas para a pró-reitoria.

Caminhando contra o vento: Avaliamos que a forma como essas novas normas foram impostas fere profundamente a autonomia dos estudantes e democracia na universidade, uma vez que não houve nenhuma consulta aos estudantes sobre o caso. Como defendemos a democracia universitária onde todos os setores tenham poder de decisão não podemos tolerar esse tipo de medida.

2Chamada: Quais são os maiores desafios que essa próxima gestão vai enfrentar??

Vozes em Movimento: Acredito que o principal desafio para a próxima gestão, aqui em Frederico, seja a questão do transporte, pois é necessário que se inicie uma discussão em torno da possibilidade de se ter um transporte público, ou pelo menos uma linha licitada (a São Jorge tem apenas uma concessão pública). A nível de UFSM o principal desafio será manter uma relação inter campi e fazer com que os estudantes participem de fato em todas as ações e decisões tomadas.

Caminhando contra o vento: Retomar a organização dos estudantes de forma mais ampla possível em articulação com as demais categorias da universidade, professores e técnicos administrativos em educação, para juntos lutar por uma universidade realmente pública, gratuita, de qualidade e voltada às demandas reais da população.

2Chamada: De que modo vocês pretendem se fazer presente nas extensões da UFSM?

Vozes em Movimento: Pretendemos estar presentes em todas as extensões da UFSM, pois temos representantes em todos os campi, além disso é meta do coletivo Vozes em Movimento intensificar a relação intercampi, possibilitando que os estudantes da UFSM possam participar de atividades multicampi.

Caminhando contra o vento: Fortalecendo as entidades de base como CEB (Conselho de Entidades de Base), promovendo a organização por cursos como CAs/DAs; incorporando estudantes que estejam dispostos a contribuir com a gestões dos diferentes campi, de acordo com possibilidades estatutárias; promoveremos um debate envolvendo os estudantes da UFSM (todos os campi) sobre a nova realidade da UFSM (multicampi) que possibilite, entre outros resultados, a formulação de propostas que respondam à necessidade de integração entre os campi.

Acompanhe as chapas também pelas redes sociais:

Vozes em Movimento:

FACEBOOK: http://www.facebook.com/VozesDceUfsm

TWITTER: https://twitter.com/#!/Chapa1Vozes

Caminhando contra o vento:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/CaminhandoContraOVento

TWITTER: https://twitter.com/#!/ContraoVento2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s