Escolas fazem demonstração de atividades desenvolvidas pelo Mais Educação

Programa do governo federal espera atingir 4,5 milhões de crianças em 3,5 mil municípios no ano de 2012

Josafá Rohde

Alunos desenvolveram atividades como jogos, práticas são realizadas em pelo menos uma tarde por semana (Foto: Josafá Lucas Rohde)

Desde as 10h da manhã de hoje, 04, aconteceu na Praça da Matriz em Frederico Westphalen (FW), e também em Palmeira das Missões, mostra de atividades do programa “Mais Educação”. O programa é desenvolvido pelo governo federal, com objetivo de ampliar o tempo do aluno na escola, reforçar o conhecimento e proporcionar aprendizagem em mais áreas além das disciplinas curriculares.

Conforme informa o Ministério da educação, MEC, o programa foi criado em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados, com intenção de beneficiar 386 mil estudantes. Já em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes. No ano de 2010, a meta era de atender a 10 mil escolas nas capitais, já em 2011 o número chegou a três milhões de crianças atendidas.

Neste ano, o objetivo do MEC é atender aproximadamente 4,5 milhões de estudantes e estar presente em cerca de 3,5 mil municípios. Para atingir a nova meta, 14,9 mil escolas públicas urbanas de ensino fundamental foram incluídas no Mais Educação. O Ministério ainda espera a inclusão de pelo menos dez mil novos estabelecimentos de ensino.

Autoridades envolvidas no projeto iniciaram evento com discursos reforçando importância do projeto
(Foto: Josafá Lucas Rohde)

O evento na Praça da Matriz abriu com pronunciamento de pessoas envolvidas no programa. O coordenador adjunto do programa na 20º Coordenadoria de educação, João Carlos Polesti, declarou que “o objetivo neste ano é atingir 70% das escolas de FW e região com o programa”. Ele também deu ênfase para os benefícios do programa, citando avanços no aprendizado escolar. Para ele, as atividades “demostradas na praça hoje (04) servem para que outras escolas vejam os resultados e implantem também o programa”.

Segundo o MEC, o programa Mais Educação “visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005”. Segundo o ministério, nos estudos desenvolvidos destaca-se o ‘Índice de Efeito Escola – IEE’, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada”.

Estudantes demostraram o que fazem no Mais educação, dançaram, apresentaram teatro, jogaram, além de outras atividades
(Foto: Josafá Lucas Rohde)

A coordenadora do Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Falcon, Nilva Casarin, informou que na escola “os alunos tem acesso a aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática, além de aulas de dança”. Para ela “o resultado é excelente, pois o estudante consegue ampliar seus conhecimentos nas disciplinas e está em contato com a cultura também”. Uma das beneficiadas com o programa é Tainá Sarmento, 11, aluna da escola Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Odila Lehnen, ela relata que “as atividades extras ajudam muito, a gente aprende muito”.

A secretária de educação de FW, Carmem Giugulart, ressaltou em seu discurso que “os municípios de FW e Palmeira foram beneficiados pelo programa por possuírem população acima de 18 mil habitantes”. Ela ainda fala que “este é um grande avanço na educação”. As atividades seguiram até às 16h, tanto em FW quanto em Palmeira das Missões.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s