Curso de Engenharia Florestal passa pelo processo de reconhecimento do MEC

Salas de aula, corpo docente e discente, estrutura física e pedagógica, laboratórios, biblioteca, currículo e técnicos, são alguns dos itens indispensáveis para o reconhecimento de uma graduação.

Marília Dalenogare

Toda a estrutura que o curso faz uso é avaliada pelo MEC (Foto: Marília Dalenogare)

Os dias 10, 11 e 12 de maio são datas de extrema importância para o curso de Engenharia Florestal da UFSM, durante este período o curso receberá os avaliadores do MEC para o reconhecimento do mesmo. O reconhecimento de uma graduação pelo Ministério da Educação é importante porque é esse processo que valida o diploma do estudante no território nacional.

A base do processo de reconhecimento se dá a partir de 3 principais dimensões, que são a organização didático-pedagógico, o corpo docente e as instalações físicas. O primeiro dá conta de questões como projeto pedagógico do curso, trabalhos de conclusão de curso, estágios, planos de ensino, relatórios das disciplinas, entre outros. A segunda dimensão diz respeito à situação dos docentes, planos de carreira, política de iniciação científica, projetos de pesquisa, etc. E a terceira dimensão trata da infraestrutura do curso e dos equipamentos, normas de uso dos laboratórios, acervo da biblioteca, currículo dos técnico-administrativos, entre outros itens.

A coordenadora do curso de Engenharia Florestal, Magda Zanon, fala que a preparação está sendo feita através do preenchimento dos formulários do MEC e focando nas 3 dimensões principais. Segundo a coordenadora “a nossa perspectiva é do curso ser bem avaliado, porque em termos de laboratório e de equipamentos temos todos, todos os docentes do curso tem dedicação exclusiva, temos 95,2% dos livros que constam no projeto pedagógico do curso, temos todas as dimensões imprescindíveis, nos preparamos pra ter um conceito de 4 a 5, fizemos todos os trabalhos necessários para uma boa avaliação, se não tivermos não é por falta de empenho”.

Os laboratórios são parte importante no processo de avaliação (Foto: Marília Dalenogare)

O processo de reconhecimento pelo MEC do curso de Engenharia Florestal do Cesnors teve início em agosto de 2011, porém a data teve que ser remarcada pela greve dos técnico-administrativos que ocorreu ano passado. O coordenador do curso na época, o professor Edison Cantarelli explica que “o processo teve que ser remarcado por causa da greve, pois os vários critérios na avaliação que correspondem aos laboratórios, bibliotecas e todos os serviços de organização da instituição são itens imprescindíveis, então iria prejudicar a avaliação, por isso a data foi remarcada”.

A respeito desse processo de reconhecimento a estudante Juliana Tramontina, 21, salienta que “a preparação para a avaliação se deu desde o primeiro indício de que os avaliadores iriam vir pra cá, no ano passado, e o curso começou a ver o que faltava, com os professores orientando, e hoje já dá pra notar bastante mudança em coisas que antes estavam esquecidas”. Ela complementa falando que para os estudantes o reconhecimento é de extrema importância, pois um curso sem reconhecimento pra sociedade não é válido.

A agenda que os avaliadores irão seguir no processo de avaliação conta com atividades em Frederico Westphalen e em Santa Maria. No dia 10 está marcada a visita in loco, onde irá acontecer uma reunião com a coordenação do curso e a direção da instituição, além de visitas às instalações, entre outras atividades. Para o dia 11 está previsto para a parte da manhã reunião com os alunos do curso e com os professores, no início da tarde reunião final com dirigentes e pró-reitores em Santa Maria, e no final da tarde acontecerá o trabalho interno da comissão e a reunião final com os dirigentes e coordenador do curso. O resultado da avaliação tem previsão de sair em 5 dias após a visita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s