URI comemora 20 anos de história em FW

Universidade Regional Integrada atua há duas décadas. Jantares, exposições e workshops são alguns eventos programados para comemorar data

Josafá Lucas Rohde

Universidade Regional Integrada era antes Fundação de Ensino Superior do Alto Uruguai, criada em 1970 (Foto: Josafá Lucas Rohde)

Ainda era década de 1970 quando o ensino superior começava a se interiorizar no Brasil. Dentre algumas dezenas de faculdades que eram criadas pelo país, nascia em Frederico Westphalen a Fundação de Ensino Superior do Alto Uruguai, a FESAU. Com uma política rígida para abertura de novos cursos em universidades, o governo freava o crescimento de pequenas faculdades, a exemplo da FESAU.

Tendo em vista a realidade semelhante em outras instituições no interior do Rio Grande do Sul, em 1988, a Fundames, de Santo Ângelo, e a FESAU iniciaram um processo de unificação dentro do perfil geográfico definido pelo Distrito Geoeducacional 38, que demarcava as fronteiras e instigava a integração dessas instituições. Logo após também integrou a unificação a Fundação Regional de Ensino de São Luiz Gonzaga, a Funrege. Após quase dois anos de estudos e negociações as instituições de uniram. A partir daí, em 19 de maio de 1992 foi reconhecido pelo Ministério da Educação, oficialmente, a URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Universidade completa 20 anos com mais de uma dezena de eventos, muitos deles fora da universidade (Foto: Josafá Lucas Rohde)

Até hoje são 20 anos de trajetória em Frederico Westphalen. No campus da cidade, a universidade tem atualmente 3 mil alunos matriculados em 23 cursos de graduação, além de especializações e pós graduação. Uma das mais recentes novidades foi a criação de Mestrado em Educação e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. Na comemoração da data, mais de dez eventos integram a programação, alguns já realizados e outros por acontecer.

Na cerimônia teve apresentação do coral da URI, com música gospel e a Liturgia foi conduzida por representantes da universidade
(Foto: Assessoria de Comunicação/URI)

Ainda na Expofred 2012, a URI montou um painel com o tema “URI: há 20 anos proporcionando mudanças de vida”, onde as pessoas puderam deixam mensagem para a universidade. No último domingo, 29, foi feita uma Celebração Religiosa de Ação de Graças, que também integra a programação oficial. A missa foi conduzida pelo Bispo Dom Antônio Carlos Rossi Keller e pelo Padre Leonir Fainello, acompanhada pela direção, professores, funcionários e alunos da URI e comunidade.

Em evento diretor da universidade declarou “não somos os convidados da festa, e sim, os aniversariantes”
(Foto: Assessoria de Comunicação/URI)

O evento mais recente foi realizado no último dia 10. Em ação interna, houve o Lançamento da Programação dos 20 anos da URI. Esteve presente todo o quadro de professores, técnico-administrativos e estagiários. A abertura do evento foi conduzida pelo diretor geral da URI/FW, Prof. César Luis Pinheiro, ele destacou a importância da presença e do envolvimento de cada um nas ações alusivas aos 20 anos da universidade.

O próximo evento oficial na programação da URI ocorre neste sábado, na Ecco Eventos. Na noite será servido jantar, além de veiculação de um vídeo que resgata a história da instituição, também acontece uma exposição fotográfica com imagens inéditas da trajetória e uma atração surpresa.

Ainda na programação, em julho, será feito um resgate Histórico, no Salão de Atos da Universidade. O evento será dividido em duas partes: num primeiro momento cujo foco será a história da FESAU e um segundo momento focado nos 20 anos de URI. A apuração está sendo feita pelo pesquisador, Wilson Ferigollo. Segundo ele, “é uma grande responsabilidade, por se tratar de um trabalho dessa envergadura. Queremos fazer questão de unir as duas histórias, FESAU e URI, buscando facilitar o acesso as informações para a nova geração”. O resgate está sendo feito em livros, jornais e arquivos que contenham registro da história da universidade.

No cronograma de eventos ainda acontecerá: o Festival da Canção em junho, II Semana do Egresso sem data marcada, Lançamento de Jornal da Pesquisa e Extensão, no SIIC, em outubro. Estão programados ainda um concurso de redação, uma Exposição de fotos, workshops e projetos para o próximo mês.

Em meio aos eventos e ações, o diretor geral da URI/FW, César Luís Pinheiro, declara que “ao completar vinte anos de existência, a URI consolida-se como uma Instituição com papel decisivo no desenvolvimento cultural, econômico e social das regiões onde atua”. Mais informações no site: http://www.fw.uri.br/site/.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s