Intercom: o suprassumo da Comunicação

Congresso da região sul, reúne acadêmicos, professores e pesquisadores de 3 estados para discutir a comunicação. A partir de amanhã, Chapecó ganhará mais vozes

Marília Dalenogare

Neste ano quem recebe a edição regional no sul do país é a UNOCHAPECÓ em Chapecó
(Foto: Divulgação)

Para o pessoal da comunicação, todo ano é ano de Intercom – congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, pelo menos foi assim nos últimos 35 anos. As primeiras reuniões dos estudiosos, ainda chamadas de Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, não tiveram espaço no universo acadêmico, sendo realizadas em hotéis, igrejas, conventos, até 1984 onde acontece pela primeira vez em uma universidade, na PUC de São Paulo. A partir de 1986 a reunião passou a se chamar Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Atualmente, com apoio das Universidades, a Intercom é reconhecida como um dos principais eventos da comunicação do país.

Hoje em dia o Intercom é uma possibilidades para estudantes de comunicação compartilharem seus trabalhos, trocarem conhecimento, saber um pouco mais do que está sendo pesquisado, interagir com estudiosos da comunicação do país inteiro, etc. Além do congresso nacional, realizado anualmente, revezando entre os estados brasileiros, também acontece com a mesma frequência o congresso regional, que contempla as regiões do país. Para a região sul do Brasil, nesse ano, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o Intercom Sul acontecerá em Santa Catarina, na cidade de Chapecó.

Como em todos os anos, amanhã pela manhã sai da frente da catedral de Frederico 2 ônibus com estudantes da área da comunicação rumo ao Intercom (Foto: Arquivo pessoal)

Amanhã pela manhã, sairão da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM-Cesnors), estudantes de Jornalismo e Relações Públicas, rumo a Chapecó. Além do congresso, das oficinas, dos trabalhos, a expectativa dos alunos é a premiação dos trabalhos inscritos, que concorrem no Intercom Júnior e no Expocom. O Intercom Júnior é o espaço destinado para acadêmicos apresentarem seus trabalhos de iniciação científica elaborados na academia e orientados por professores. Já a Expocom é a Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, um prêmio dado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos de graduação nos cursos de Comunicação Social.

Para os acadêmicos, participar de um congresso como esse, além de contribuir para a sua formação também é uma boa adição no seu currículo, é o que nos conta o estudante de jornalismo Renan Machado Guerra, 19, da Universidade Federal do Pampa, Unipampa, de São Borja, “considero a participação em eventos como um ponto importante na nossa carreira acadêmica, que geralmente reflete no futuro profissional, esses congressos são válidos pela troca de conhecimentos. Além da troca de experiências entre alunos, pesquisadores e profissionais da área. Esses eventos sempre colaboram nas nossas decisões futuras em relação à carreira”.

Além das atividades do curso, onde Rossana aplica as técnicas aprendidas em sala de aula, o Intercom se mostra como espaço para pensar a relação teoria x prática (Foto: Agência Da Hora)

Somente da UFSM, campus de Frederico Westphalen, há 6 trabalhos concorrendo no Expocom e mais de 15 trabalhos no Intercom Júnior. Uma das congressistas é a aluna de jornalismo Rossana Enninger, 21, que vai apresentar seu trabalho no Intercom Sul, sobre isso ela conta “É muito bom ver um trabalho teu selecionado em um evento como o Intercom. É um orgulho ver que teu esforço foi reconhecido e que tu podes contribuir pro evento, não sendo somente espectador do que é apresentado. Além disso, é um estímulo pra gente continuar se dedicando naquilo que faz’’. Outro concorrente pela UFSM campus de Frederico na Expocom é o blog Segunda Chamada, que busca o prêmio na categoria de Jornalismo Digital.

“É amanhã”: Já no primeiro dia do evento, os estudantes poderão participar de oficinas, apresentar e assistir os trabalhos selecionados
(Foto: Eleci Alves dos Santos)

Através das redes sociais, alunos de toda a região sul já vem se comunicando e se preparando para o congresso há mais de um mês, trocando experiências e dúvidas, é um espaço para todos. No Facebook a contagem regressiva já começou há dias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s